sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Ser um programador WEB a sério!

Este não vai ser daqueles post's onde vou dar 2 ou 3 dicas, e pronto é-se um programador WEB de sucesso.

Primeiro há que distinguir, programador WEB de WEB designer, embora as duas profissões, estejam eternamente ligadas, não são bem a mesma coisa. ( Pelo menos na minha opinião ). Há muita gente que chama a um programador WEB, WEB designer...pelo menos é o que me acontece a mim..

Um WEB designer, é alguém que desenha as páginas para a WEB, ou seja, cria os layout's para as várias páginas existentes num site.

O programador WEB, é quem pega no layout feito previamente, e implementa esse layout em código. ( O que às vezes é bem complicado de fazer..)

Existe muita gente hoje em dia, que faz ambos, cria o layout, e também o implementa.

Dito isto, e estando feita a distinção, podemos passar para o segundo passo, como é que alguém se pode tornar num programador WEB digno desse nome.

Hoje em dia, qualquer pessoa pode ter uma página na internet. Existem vários serviços para isso, por exemplo o Google Pages, para além disso a maior parte dos ISP's têm alojamento gratuito no pacote de acesso à net. E como qualquer pessoa tem o Office, que tem o magnífico FrontPage, consegue fazer uma página em 2 tempos. E publicá-la na WEB.

Vê-se muito por aí, e cada vez mais, muitos sites completamente detestáveis, que só trabalham bem no IE ( mas isto é outra guerra, portanto fica para depois ), para além de que existem muitas empresas que têm alguém que sabe mexer no FrontPage, e dizem-lhe para criar uma página com umas coisa e pronto, já têm a sua presença na WEB, o que degrada a imagem da empresa.

A minha história:

Eu comecei pelo FrontPage, há cerca de 8 anos atrás, uma coisa muito simples, punha-se uma tabela aqui ( pronto, muitas tabelas ), formatava-se o tipo de letra e a cor acolá. E pronto, tinha-se uma página toda bonita em questões de minutos.

Passado uns tempos, descobri que fazendo uma página num editor WYSIWYG ( WYSIWYG é o acrónimo para "What You See Is What You Get"), não era a melhor opção, até porque os editores WYSIWYG não são fiáveis a 100%. Para além do código que geram ser do piorio.

Nessa altura, decidi remodelar o site que tinha feito, escrevendo tudo à mão, com o Notepad ( foi esta a maneira que aprendi HTML ), ao fazer isto, para além de perder montes de tempo, também aprendi a sintaxe do HTML, de trás para a frente e da frente para trás...

Passado uns tempos, comecei a usar o Dreamweaver da Macromedia ( syntax highlighting dá mesmo muito jeito, para além de completar as tag's HTML automaticamente.. ). Mas sem usar as propriedades WYSIWYG do software, ou seja faço tudo à mão.

Para finalizar, os meus conselhos são:
  • Não usar editores WYSIWYG.
  • Começar logo por escrever tudo à mão.
  • Não usar o Notepad.
  • Usar um bom editor, como por exemplo o Dreamweaver.
Existe bastante gente que concorda comigo nestes 4 aspectos. Mas também há muita gente que não.

Existem algumas pessoas que dizem que programar HTML no Notepad é que é bom, sinceramente não percebo porquê, tudo bem que é rápido e nada pesado, mas tentar mexer numa página HTML, com o Notepad, acho um suicídio autêntico, é bem complicado de se ler. Atenção, que até eu uso o Notepad de vez em quando, para fazer uma alteração muito simples nalgum ficheiro. Agora para desenvolver um site do início nem pensar! Em vez de demorar uma ou duas semanas, se calhar demorava um mês ou dois.

Estes são os meus conselhos para alguém se tornar num programador WEB, se será bom ou mau, já depende da sua capacidade e vontade. Mas pelo menos poderá dizer que sabe HTML.

Eu ao fim de 8 anos a programar para WEB, não sei tudo...e ainda hoje continuo à procura de soluções para os problemas que encontro. Até diria que o tempo que um programador WEB gasta, poderá estar dividido da seguinte maneira, 70% em pesquisas, e 30% a programar.

E não se esqueçam que Roma não foi construída num dia!

Nota: Não esquecer, que para ser programador WEB, não basta saber HTML, é preciso saber também CSS, algum Javascript e alguma(s) linguagen(s) dinâmica(s) também, como por exemplo o PHP.

8 comentários:

Anônimo disse...

ola , gostaria que vc me tire algumas duvidas sobre esse assunto
programador web, meu e-mail e carlzloc@msn.com.... obrigado.

Tio disse...

Boas...

Podes tirar as dúvidas aqui mesmo, aliás, até é o melhor, porque as dúvidas que tiveres, poderão ser as que muitas outras pessoas têm..

Hasta..

mensagendeaniversario disse...

veio to começando agora decidi q quero ser progrmador web por onde eu devo começar?

Tio disse...

Boas..

O melhor é mesmo começares por aqui:
http://www.w3schools.com/

Segue os tutoriais que lá estão.. e depois experimenta fazer a tua página pessoal...coisa simples só para te ambientares à coisa..

A partir daí.. é continuar a estudar..

Um bem haja a todos..

Eduardo FP disse...

Eu estou começando no PHP. Eu usava estes editores com WYSIWYG, e teve um dia que eu desativei esse WYSIWYG, ai eu nem consegui conectar o php com mysql.kk
.
.
Mas, hoje eu só tenho dificuldade no javascript "avançado".
O resto é tudo na mão. \o/
.
Gostei do Blog... Boa Sorte.
(Eu estou na fase dos array's no php)

elirweb disse...

gostei da publicação e discordo da parte em que vc fala que é ruim programar no Notepad,é a onde que acaba apreendendo coisas interessantes de se programar

João Vitor disse...

Sou programador web e Web designer pelo o que aprendi ai com seu artigo, pois desenho no PhotoShop e depois paço limpo com códigos no Dreamweaver.

Amigo, boas dicas. Gostaria que me adicionasse no Messenger para trocarmos umas idéias: joaovitorx86@live.com

Agradeço desde já!

Anônimo disse...

mais qual vc apreder mais fazendo um curso de web design ou outro curso web do tipo, o programador web, qual curso para fazer tudo na internet e melhor???????

quero respostassss